Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

Principal

Atualizado em 21/09/15 14:26.

Apresentação do Programa / Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro foi aprovado pela CAPES em 1o de Março de 2011 com o conceito quatro para Mestrado. O curso tem o objetivo de formar docentes, pesquisadores e outros profissionais, sob os alicerces da Grande área de conhecimento Ciências Biológicas III (CBIII), a qual inclui as áreas Parasitologia, Imunologia e Microbiologia. Estas mesmas áreas coincidem com três dos setores do Departamento de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia do IPTSP/UFG.

 O Programa recém aprovado é o segundo Programa de Pós-Graduação stricto sensu na Grande área CBIII no Centro-Oeste brasileiro, região que possuía, dentro da grande área CBIII, apenas um Programa na UnB cadastrado na Imunologia. Este novo programa, que foi cadastrado na Parasitologia, somar-se-á aos 37 programas de Pós-Graduação stricto sensu (nível Mestrado) da UFG e terá como foco a pesquisa biológica básica. Para isto, utilizará modelos experimentais em laboratórios, animais e material humano que serão utilizados para estudar parasitos uni ou multicelulares, bactérias, vírus, fungos, artrópodes vetores e pragas, assim como espécies não patogênicas e de vida livre e suas interações com células e tecidos animais ou vegetais. A ausência de Programas de Pós-Graduação na grande área CBIII no Centro-Oeste exigiu que este novo programa construísse uma proposta para forma Mestres com um conhecimento científico abrangente, avançado e multidisciplinar, voltados para o estudo básico e fundamental da relação parasito-hospedeiro e dos mecanismos fisiopatogênicos de doenças infecciosas e parasitárias. Com esta proposta, este programa poderá se associar aos demais seis programas de Imunologia, sete de Parasitologia e treze de Microbiologia distribuídos pelo País, criando uma grande oportunidade para graduados da região Centro-Oeste ingressarem neste campo da Ciências que cresce exponencialmente em todo o mundo.

O Programa foi aprovado com 24 Doutores credenciados, os quais possuem uma formação diversificada obtida em renomadas Universidades do País ou do Exterior. Os docentes do programa possuem experiência na orientação de alunos de graduação, mestrado ou doutorado e publicações com grande inserção nacional e internacional. Vale ressaltar ainda que a maioria dos docentes possui projeto financiado por agências de fomento de pesquisa, como CNPq, CAPES e FAPEG, sendo que quatro deles são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

O Programa, lotado no IPTSP/UFG, pretende iniciar suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2011, recebendo graduados oriundos das diversas Universidades brasileiras ou do exterior com formação em programas relacionados às ciências biológicas, ciências da saúde ou áreas afins e que se enquadrem em umas das linhas de pesquisa do Programa:

  • Estudo da biologia e do controle de vetores e outras pragas importantes nos diversos ecossistemas;
  • Caracterização biológica, molecular e bioquímica de parasitos uni ou multicelulares, bactérias, vírus e fungos;
  • Estudo dos mecanismos imunológicos e processos patológicos gerais desencadeados ou não por parasitos uni ou multicelulares, bactérias,vírus e fungos causadores de doenças nos seres vivos.

 

Coordenação:

Profa. Dra. Menira Borges de Lima Dias e Souza

Profa. Dra. Fátima Ribeiro-Dias

 

 Secretaria:

José Clementino de Oliveira Neto - Secretário do Programa

Kariny Vieira Soares e Silva - Secretária do Programa

  

Contato:
Telefones: (62) 3209-6362 / (62) 3209-6102
e-mail: ppgbrph@gmail.com
 
 
Listar Todas Voltar