congresso malacologia

Estudante do PPGBRPH da UFG recebe prêmio em congresso nacional de Malacologia

O mestrando Cândido Carvalho Rodrigues do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu Prêmio Dr. Maury Pinto de Oliveira, modalidade apresentação oral – pós-graduação (3° lugar), no XXVII Encontro Brasileiro de Malacologia (XXVII EBRAN - 2021), organizado pela Sociedade Brasileira de Malacologia.

Premio malacologia

O estudo intitulado “Bioacumulação e toxicidade de nanopartículas de óxido de ferro (γ-Fe2O3) na glândula digestiva do caramujo Biomphalaria glabrata (Say, 1818)” teve como objetivo geral avaliar a bioacumulação, as alterações histopatológicas e a resposta inflamatória na glândula digestiva do caramujo após exposição crônica às nanopartículas de óxido de ferro. O projeto de pesquisa contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao controle de caramujos de importância médica.
O trabalho foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Thiago Lopes Rocha (IPTSP, UFG) no Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE) do IPTSP/UFG e contou com a colaboração de Maxwell Batista Caixeta, Paula Sampaio Araújo, Andressa Liberal Santos e Bruno Bastos Gonçalves. O estudo faz parte do Projeto de pesquisa NanoBiomphal (Avaliação do uso de nanopartículas inorgânicas no controle do caramujo Biomphalaria glabrata), o qual foi financiado Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde ‒ FAPEG/SES-GO/CNPq/MS-DECIT/2017 – PPSUS/GO.

biomplharua glabrata

Fonte: o autor