curso de extensão

PPGBRPH oferta curso de extensão sobre “Introdução aos estudos da Relação Parasito-Hospedeiro e Biotecnologia”

As inscrições encontram-se abertas e serão ofertadas 18 vagas 

Texto: Marina Sousa

Com o intuito de oportunizar o acesso aos laboratórios do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e consequentemente as pesquisas científicas, é que o  Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), oferta curso de extensão que envolve nove laboratórios do IPTSP.  Denominado “Introdução aos estudos da Relação Parasito-Hospedeiro e Biotecnologia” o curso de extensão começa no mês de março e seguirá até o mês de dezembro, com pausa devido às férias escolares.

O curso de extensão do PPGBRPH é  gratuito e poderão se inscrever estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior ou recém-formados nas áreas Biológicas ou da Saúde. O coordenador do projeto de extensão, professor Milton Adriano Pelli de Oliveira explica que o objetivo do curso é  possibilitar a utilização dos laboratórios de pesquisa do PPGBRPH para atividades de treinamento de pessoas da comunidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou de fora da universidade que, de maneira geral, não têm acesso às técnicas utilizadas nestes laboratórios. Serão ofertadas 18 vagas distribuídas entre 9 laboratórios, conforme o quadro a seguir. 

Durante o curso, os estudantes matriculados irão participar de palestras e de atividades práticas nos diferentes laboratórios para escolherem um projeto de pesquisa que, após realizado, deverá gerar um relatório e uma apresentação oral em um seminário no final do curso, previsto para acontecer no mês de dezembro deste ano. Participam desse curso de extensão o Laboratório de Citocinas;Laboratório de Imunoregulação; Laboratório de Imunidade Natural;Laboratório de Imunoparasitologia;Laboratório de Biotecnologia ambiental; Laboratório de Patologia de Invertebrados; Laboratório de Micologia;Laboratório de Imunologia de mucosas e Imunoinformática e Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro

Orientações

As inscrições já estão abertas e os interessados em fazer o curso de extensão devem enviar uma carta de solicitação de inscrição, juntamente com uma carta de aceite do supervisor para o e-mail: mapoliv@ufg.br . O candidato deverá ter um mínimo de 20 horas semanais disponíveis para os períodos de atividades nos laboratórios. O curso é gratuito, e a oferta é de 18 vagas. Ressaltamos que os participantes serão responsáveis pela aquisição do seu próprio Equipamento de Proteção (EPI) necessário em cada laboratório. O professor do IPTSP, Milton Adriano Pelli de Oliveira ressalta que  os estudantes matriculados no curso de extensão terão um supervisor principal, dentre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e também serão acompanhados pelos discentes matriculados do programa.

 

Programa do Curso

 

Dia 10/02: Apresentação dos laboratórios participantes e palestras sobre biossegurança

Dia 01 de Março de 2023 a 30 de novembro de 2023:  Atividades em laboratórios

Dia 02 a 20 de Dezembro de 2023: Apresentação dos resultados em relatório escrito e em forma de apresentação oral.

 

 

Disponibilidade atual de Vagas:

 

LABORATÓRIO

contato para a carta de aceite do supervisor

VAGAS

DIsponíveis

1) Laboratório de Citocinas

mapoliv@ufg.br

2

2)Laboratório de Imunoregulação

sfonseca@ufg.br

2

3) Laboratório de Imunidade Natural

fdias@ufg.br

2

4) Laboratório de Imunoparasitologia

rodrigosaar@ufg.br 

2

5) Laboratório de Biotecnologia ambiental

thiagorochabio20@ufg.br   

2

6) Laboratório de Patologia de Invertebrados

evertonkort@ufg.br   

2

7) Laboratório de Micologia

jadsonbezerra@ufg.br  

2

8) Laboratório de Imunologia de mucosas e Imunoinformática


tonsales@ufg.br 
  

2

9) Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro

mvinaud@ufg.br   

2

10) Laboratório de Biologia e Fisiologia de Insetos 

adelair@ufg.br 

2

 

 

 

OBS. CERTIFIQUEM PELO EMAIL DE CONTATO SE AINDA EXISTE VAGA DISPONÍVEL NO LABORATÓRIO, POIS A VAGA PODERÁ JÁ TER SIDO PREENCHIDA ANTES DA ATUALIZAÇÃO DESTA PÁGINA

 

 

 

CARTA DE SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO

 

CARTA DE ACEITE DE ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTE

 

 

LISTA DE APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE EXTENSÃO

 

 

 

 

Categorías: Notícias Noticias