Maxwell

Egresso do PPGBRPH recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025

🔹 Tese de egresso do PPGBRPH recebe destaque no Prêmio Capes de Tese 2025 pela originalidade e relevância científica.

Maxwell

 

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/UFG) tem a honra de anunciar que o egresso Maxwell Batista Caixeta, orientado pelo professor Thiago Lopes Rocha, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2025, na área de Ciências Biológicas III.

A pesquisa premiada, intitulada “Toxicidade de nanopartículas verdes de óxido de cobre ao longo do desenvolvimento de Biomphalaria glabrata (Mollusca: Planorbidae)”, explorou o uso inovador da nanotecnologia verde no controle de hospedeiros intermediários da esquistossomose. O estudo avaliou a toxicidade dessas nanopartículas em diferentes fases de desenvolvimento do caramujo Biomphalaria glabrata, apontando caminhos promissores para a criação de novos moluscicidas sustentáveis.

Maxwell é Doutor em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pela UFG e atualmente atua como Servidor Federal na Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

O Prêmio Capes de Tese, concedido anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhece as melhores teses defendidas no país, destacando pesquisas que contribuem significativamente para o avanço da ciência e para a excelência da pós-graduação brasileira.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 29 de agosto de 2025 (Edição 164, Seção 3, Página 113), e a lista completa dos premiados está disponível no site da Capes: Premiados Prêmio Capes de Tese 2025.

Essa conquista é motivo de orgulho para o PPGBRPH e reforça a relevância da pesquisa desenvolvida no Programa.

Categorias: Notícias Noticias