Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi aprovado pela CAPES no dia primeiro de março de 2011 com conceito quatro para Mestrado na área de Parasitologia. Em 2016, foi aprovado o Doutorado, o qual também recebeu conceito quatro. O curso tem sede no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os docentes do PPGBRPH são também responsáveis por disciplinas de graduação de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, as quais compõem o CBIII/CAPES.

O PPGBRPH tem como objetivo principal contribuir para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais multidisciplinares em Parasitologia, Imunologia e Microbiologia, visando investigar e melhor compreender a fisiopatogenia das infecções. Além disso, tem o objetivo de divulgar a pesquisa científica nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia no Estado de Goiás e favorecer interações entre pesquisadores do PPGBRPH com profissionais e pesquisadores de outros Programas no Brasil ou outros países. O PPGBRPH tem contribuído com a formação de recursos humanos de alta qualidade, os quais atuam em diferentes IES do Centro-Oeste em diversos níveis, bem como profissionais de diversas empresas públicas e particulares de diferentes estados brasileiros.

O PPGBRPH possui uma única área de concentração que é “Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro” e conta com três linhas de pesquisa (Linha 1) estudo da biologia e do controle de vetores/pragas importantes nos diversos ecossistemas e biotecnologia aplicada; (Linha 2) caracterização biológica, molecular e bioquímica de parasitas uni ou multicelulares, bactérias, vírus e fungos; (Linha 3) estudo dos mecanismos imunológicos e processos patológicos gerais desencadeados ou não por parasitos uni ou multicelulares, bactérias, vírus e fungos causadores de doenças nos seres vivos.

O processo seletivo para ingresso no PPGBRPH, nível mestrado, ocorre mediante prova objetiva com questões das três áreas (Microbiologia, Imunologia e Parasitologia). Para o Mestrado, não é necessário envio e defesa de projeto de pesquisa. No formulário de inscrição, o candidato deve apenas indicar três prováveis orientadores dentre os docentes do Programa de acordo com seu interesse nas linhas de pesquisa. O candidato deve ainda realizar prova de suficiência na língua inglesa que consiste de leitura de texto científico em inglês, interpretação de texto com respostas a perguntas em português. Além disso, o processo seletivo do mestrado conta com a análise de Curriculum Vitae (Currículo Lattes devidamente comprovado). O processo seletivo do doutorado consiste na prova de suficiência na língua inglesa, avaliação do pré-projeto científico do candidato entregue no ato da inscrição, defesa do pré-projeto científico e análise de Curriculum Vitae (Currículo Lattes devidamente comprovado).

Além dos estudantes de mestrado e doutorado, o Programa conta ainda com a participação de pós-doutorandos que além de desenvolverem atividades de pesquisa e ensino, são também responsáveis pela orientação/coorientação de alunos de iniciação científica. mestrado ou doutorado. Durante o curso, a maior parte do tempo dos discentes é utilizada para realização de disciplinas do PPGBRPH e atividades de pesquisa nos laboratórios da UFG ou em instituições parceiras. Tanto as disciplinas como os projetos de pesquisa desenvolvidos são voltados para a formação básica em Parasitologia, Imunologia e Microbiologia, além de outras áreas que fundamentam a pesquisa básica como a Biologia Celular, Biologia Molecular, Morfologia e Bioquímica. Entretanto, os projetos de pesquisa podem e devem transcender a pesquisa básica e possibilitar uma aplicação das descobertas oriundas da execução dos projetos. Esta aplicação tem sido mais evidente com o fortalecimento da área de Biotecnologia do Programa que busca mais aplicação e incentiva a geração de patentes.

Mural Histórico na Coordenação